Publicidade

7 sintomas do Câncer de Mama

7 sintomas do Câncer de Mama
Publicidade

A luta contra o Câncer de Mama começa pelo diagnóstico precoce e você precisa ficar atenta a alguns sintomas mais característicos da presença dessa doença que atinge cerca de 60 mil brasileiras todos os anos.Conhecer o próprio corpo por meio do autoexame é primeiro passo para não fazer parte das estatísticas alarmantes do Ministério da Saúde: 15 mil mulheres perderam a vida no ano passado com os agravamentos da doença.Qualquer alteração deve ser comunicada imediatamente ao seu médico de confiança para um diagnóstico rápido e preciso. Confira agora os 7 Sintomas do Câncer de Mama mais comuns:



1- Nódulo Fixo e Indolor


Nem todo nódulo é maligno, mas o seu aparecimento precisa de atenção especial. O recomendado é procurar atendimento médico para exames específicos o mais rápido possível. No caso de tumor benigno, o tratamento é simples e o paciente deve ser acompanhado periodicamente para observar a atividade do nódulo.


 



2- Pele da Mama Retraída ou Avermelhada


Tumores malignos podem levar a vermelhidões, enrugamento ou retração na pele dos seios. A pele vermelha (acompanhada por sintomas de dor e calor) também é característica de casos mais raros de câncer, como linfoma mamário.


Publicidade



3- Mudança no formato e no tamanho da mama


 


O aumento do volume dos seios é outra característica de Câncer de Mama, o que pode representar um tumor canceroso bastante desenvolvido ou uma reação inflamatória proveniente da difusão das células cancerosas.


Lembrando que a mulher em período de menstruação, gravidez ou lactação também podem ter os seios aumentados por conta dos hormônios, o que não deve ser motivo de preocupação.



4- Alterações do Mamilo


Tumores malignos causam retração e engrossamento do mamilo, pois as células cancerosas puxam a pele dessa região para dentro da mama. Neste caso, o câncer pode estar localizado logo abaixo do mamilo e se a pessoa não possui alterações congênitas, o médico deve ser consultado imediatamente.



5- Secreção anormal pelo mamilo


A presença de secreção pelo mamilo é outro sinal importante de câncer que deve ser observado. Alguns casos não constituem riscos para a saúde, mas a saída de líquido pelo mamilo deve ser cuidadosamente avaliada pelo médico. A secreção pode ser amarelada, esverdeada ou escura. Também pode ter aspecto leitoso ou sangüinolento.




6- Gânglios Inchados e doloridos nas axilas


O inchaço de gânglios nas axilas é uma forma de defesa do organismo contra células cancerosas ou doenças como pneumonia e gripe. Os gânglios canceros geralmente são duros e com forma irregular, mas o médico sempre deve ser consultado para um diagnóstico mais preciso.


7- Eczema na mama


Uma simples irritação da pele não representa câncer, mas esse sintoma pode indicar a presença de um tumor maligno abaixo dos mamilos. Nesse caso, o eczema ocorre na região da aréola, o que pode levar à corrosão e destruição do mamilo.


Atenção aos 7 Sintomas do Câncer de Mama


Faça o autoexame periodicamente e fique sempre atenta aos 7 Sintomas do Câncer de Mama. Qualquer alteração ou dúvida procure imediatamente ajuda de um médico de confiança, somente um especialista está habilitado a avaliar casos mais graves.


 


Lembrando que o diagnóstico precoce da doença possibilita o tratamento rápido, aumentando as chances de cura. Mulheres com históricos de câncer em familiares são consideradas de alto risco para o Câncer de Mama e devem tomar cuidados redobrados.


Publicidade
Publicidade

Envie seu comentário

Esportes

Veja mais

Músicas

Veja mais

Natureza

Veja mais

Relacionamentos

Veja mais

Saúde/Beleza

Veja mais
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE